Frutas - a comida que é o melhor remédio [Dr. Márcio Bontempo]


Abacate
Como alimento é uma fruta nutritiva, digestiva, antiinflamatória, rica em vitaminas, minerais e aminoácidos; aplicada no reumatismo, gota, afecções renais e hepáticas, obstipação intestinal. Combate os males produzidos pelo comer carne, perturbações digestivas, prisão de ventre, flatulências, abscessos estomacais, reumatismo, gota, afecções dos rins, do fígado, da pele, etc. É uma das frutas mais nutritivas que existem; tem quatro vezes mais valor nutritivo que os outros frutos, exceto a banana. Nele se encontram quase todas as vitaminas, inclusive a vitamina C, uma das mais importantes. Por conter pouco açúcar e quase nenhum amido, o abacate é muito recomendável aos diabéticos. Seu abundante conteúdo em substâncias gordurosas, ao contrário do que sucede com as gorduras animais, não é prejudicial, pois é rico em gorduras insaturadas.


Acerola (Malpighia glabra)
É considerada a fruta com maior teor de vitamina C. Para cada 100g de polpa existem de 2000 mg a 5000 mg de vitamina C, quantidade esta cem vezes maior do que a contida no limão. Como alimento é vitaminizante, antianêmica, adstringente, aperiente, cicatrizante, antiinflamatória e mineralizante.

Ameixa (Prunus domestica)
Graças ao seu conteúdo em magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendando-se contra prisão de ventre. Pela sua elevada taxa de fósforo é muito utilizada nos casos de fraqueza geral, especialmente, quando há debilidade cerebral. A ameixa fresca é um agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota, a arteriosclerose, a nefrite, etc., ácidos esses originados de uma alimentação à base de muita proteína.

Amêndoa (Prunus amygdalus)
O fruto comido regularmente e bem mastigado é muito benéfico contra a acidez ou úlcera gástrica; para estes casos pode ser também associado a um pouco de mel, suco de couve, de agrião ou de algumas outras hortaliças. O leite de amêndoas é um valioso alimento nos casos de anemia, contra as afecções das vias respiratórias e contra o diabetes. A amêndoa é um bom tônico do sistema nervoso. A amêndoa é muito nutritiva, sendo riquíssima em gorduras insaturadas e lipoproteínas. Suas proteínas, de alto valor biológico, são um substituto da carne.

Avelã
Fruto da aveleira, árvore da família das Betuláceas. Uma pequena castanha usada como alimento no mundo inteiro. É muito oleosa e rica em vitaminas B1, B2, e C.

Azeitona
A azeitona é um alimento excelente para os órgãos internos. Convém aos tuberculosos e aos que sofrem de outras doenças pulmonares, principalmente a asma. As pretas parecem possuir efeito medicinal superior às verdes. A azeitona verde é adstringente e a preta é laxativa.

Banana
Existem no mundo mais de 30 variedades de bananas. Representa um alimento importante para muitas comunidades e povos, graças aos seus componentes nutritivos, entre vitaminas, aminoácidos e sais minerais, como cálcio, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício. A banana contém as vitaminas A, B1, B2, B5, (niacina) e C, além de algumas outras; a vitamina A se encontra na proporção de 200 a 300 U.I. por 100 g, nas diversas variedades; é também variado o teor em vitamina C, de um tipo de banana para outro. Assim, em 100 gramas, a d’água possui 6,4 mg; a maçã, 12,7 mg; a figo, 15,3 mg; a prata, 17,3 mg; a ouro, 9,4 mg.

Carambola (Averrhoa carambola)
Fruto da caramboleira, uma pequena árvore originária da Índia. É uma fruta muito rica em fósforo e ácido oxálico. O suco da fruta é um excelente febrífugo e na pressão alta.

Castanha (Castanea vulgaris)
A castanha é um alimento energético por excelência, indicado para os anêmicos, debilitados, tuberculosos e convalescentes, além de doentes do fígado e dos rins. Aumenta a secreção de leite nas lactantes.

Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa)
O seu teor de proteínas se equipara à das amêndoas, nozes avelãs. Contém a excelsina, uma proteína de alto valor biológico, reconhecida como quase completa. Assim como as amêndoas é possível preparar um leite muito nutritivo das castanhas-do-pará, de sabor e teor de vitaminas assemelha ao do leite de vaca. A farinha parcialmente desengordurada desta castanha tem a seguinte composição: água 7,6%; hidratos de carbono, 13,6%; proteínas, 33,5%; gorduras, 38,5%.

Coco
A água e o leite de coco, ricos em glícerofosfatos e lecitinas. Alimento indicado para evitar a arteriosclerose, e é excelente para promover o desenvolvimento do tórax, bem como para nervos, o cérebro e os pulmões (a chamada gordura de coco, geralmente saturada e "pesada", desaconselhável, não é derivada do coco-da-bahia, mas do coco babaçu). É também um alimento muito bom para os diabéticos. Para expulsar vermes intestinais de todos os tipos, toma-se cada manhã, em jejum, uma colherada de coco ralado, fresco. A água do coco é famosa pelas suas aplicações na úlcera do estômago, no enjôo de mar e na artrite.

Dendê (Elaeis guineensis)
Fonte do famoso azeite de dendê, utilizado largamente na culinária nordestina brasileira, é uma das mais ricas fontes de vitamina A e carotenóides. Utilizado nos alimentos é útil para combater a fraqueza dos olhos, as dores de cabeça, a prisão de ventre e as cólicas abdominais. Apesar da sua densidade e coloração vermelha carregada, é um óleo insaturado, recomendável no excesso de colesterol, triglicerídios e aterosclerose coronariana. O seu uso regular é tido como uma forma de prevenção do câncer, graças ao seu teor de elementos antioxidantes; as populações que consomem azeite de dendê são as que apresentam as menores incidências da doença.

Fruta-pão (Artocarpus incisa)
Alimento popular como fonte de calorias e vitaminas do complexo B. No nordeste brasileiro onde o trigo é caro e escasso, a fruta-pão é usada na refeição matinal, sendo um recurso abundante e barato.

Lima-da-Pérsia
Muito rica em vitamina C e em compostos que protegem as mucosas digestivas, além de determinarem efeitos diuréticos. É um desintoxicante muito útil como monodieta durante alguns dias. Pode-se tomar o suco em jejum ou comer as limas como laranjas.

Limão
Seus componentes principais são: Ácido cítrico, vitamina C, fósforo, magnésio, manganês e potássio.
O limão com seus ácidos, facilmente transformados em elementos alcalinizantes, e com suas bases, fermentos e vitaminas, contribui poderosamente para oxidar resíduos, principalmente os protéicos, responsáveis diretos pelo artritismo com todas as suas manifestações. Apesar de ser ácido o sumo do limão determina reação alcalina; ao terminar seu metabolismo, o limão torna-se alcalino, sendo por isso utilizado pela sua ação inibidora sobre a acidez gástrica.

Maçã
Usada como alimento regular, é um depurativo do sangue; devido ao seu conteúdo em ácido málico, elimina os detritos provenientes do metabolismo. Muito útil na gota e no reumatismo. Dado seu elevado conteúdo em vitaminas (A, B1, B2, C) e em sais, especialmente de potássio, fósforo, sódio, ferro, etc., é um alimento especial para crianças fracas, para as pessoas que exercem atividades mentais, para as mães que amamentam e para os convalescentes.

Mamão
Utilizado como alimento, a fruta madura é digestiva, diurética, emoliente, laxante, refrescante. O mamão possui um fermento solúvel, a papaína, um fac-símile da pepsina, por seu grande poder digestivo; por isso o mamão é receitado pelos médicos nas doenças do estômago e dos intestinos. O Dr. John Harvey Kellogg proclamou o mamão o mais poderoso digestivo que se conhece. O mamão comido em jejum, de manhã, é eficaz contra diabete, a bronquite e a icterícia. É também bom depurativo do sangue.

Melão
Fruta eficaz para todas as doenças ginecológicas e hormonais femininas. Bem indicado como tratamento a longo prazo das cólicas menstruais e na tensão pré-menstrual.

Noz
Por seu elevado conteúdo em fósforo, a noz é um tônico excelente para o celebro e para combater a debilidade nervosa.

Pinheiro
A fruta do pinheiro, chamada pinhão, ou ata, é um alimento de ação tônica, antianêmica, nutritiva e energética.

Pitanga
Planta de grande uso popular. A pitanga é rica em vitamina C e bioflavonóides; seu consumo regular combate o excesso de ácido úrico, o reumatismo e a artrite.

Romã (Punica granatum)
É uma fruta oxidante, mineralizante, refrescante, utilizada pela medicina desde os seus primórdios.

Tâmara (Phoenix dactylifera)
Como alimento é um tônico de primeira linha em caso de anemia, desnutrição, e na tuberculose. Tem efeito calmante sobre o sistema nervoso, combate a insônia, fortifica o estômago e os intestinos, combate as colites, as hemorragias e o escorbuto. A tâmara verde é lactígena, diurética, e útil no tratamento das hemorróidas. É um alimento energético, de grande importância nutricional.

Tangerina
Graças ao seu conteúdo em fósforo e cálcio, a tangerina favorece o desenvolvimento ósseo; devido à sua concentração de magnésio, tonifica as articulações e os músculos, beneficiando os intestinos e o sistema nervoso; devido à sua concentração em vitamina C, ela é recomendada contra as infecções, a neurite e o escorbuto.
Como alimento é muito útil contra a arteriosclerose, a debilidade da vista por causa de endurecimentos, a gota, o reumatismo, os cálculos, os tumores (adenomas, condromas, fibromas, gliomas, lipomas, miomas, neuromas, osteomas), os cistos recentes, endurecimentos cálcicos, cristalizações de ácido úrico.

Uva
Como alimento regular, a uva atua sobre o fígado, sobre o rim e sobre o intestino. Ela ativa os rins e aumenta a diurese; por suas substâncias pécticas e seus tartaratos, estimula os intestino. Diminui a formação de certos produtos, como o indol, o escatol e o fenol, presentes na carne animal. A uva tonifica, remineraliza e renova os tecidos. Para as crianças de peito, o suco de uva, fresco e puro, é uma espécie de leite vegetal, que pode ser ministrado aos lactentes na proporção de três colheradas diárias. Tem ação preventiva na arteriosclerose e no câncer.

Por Dr. Márcio Bontempo

Download arquivo em Word (clique aqui)...

Comentários