Fiat Phylla - o carro elétrico à baterias e energia solar



O Fiat Phylla é um protótipo desenvolvido pela Fiat em parceria com vários institutos e empresas italianos. É movido exclusivamente por um motor elétrico.

"Um carro com funcionamento a base de energia elétrica coletada por painéis solares e motor de hidrogênio.

Feito inteiramente por materiais recicláveis e com zero de emissões de poluentes, o modelo deve circular com sua primeira frota em 2010, na Itália, e depois se expandir por outros mercados da Europa, segundo a montadora.

O carro mede 1,98 metros de altura e tem 2,99 metros de comprimento, pesando apenas 750 quilos com chassi de alumínio. Somente as baterias pesam cerca de 150 quilos.

Com capacidade para 4 pessoas, o carro tem capacidade de bagagem de 142 litros quando lotado, e 584 litros com motorista e um passageiro.

Quanto às configurações de desempenho, depende dos dois modelos de bateria. A iônica de lítio permite que a máquina rode 145 quilômetros por carga, enquanto a de polímeros de lítio rende 220 quilômetros de autonomia. Ambas chegam à velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e fazem de 0 a 50 quilômetros por hora em seis segundos.

O Fiat Phylla é um projeto do Centro de Pesquisa da Fiat e do IED (Istituto Europeo di Design) em Itália. Por ser considerado por muitos como “veículo do futuro” e estar adiantado na tecnologia solar automotiva, o veículo vai ganhar concorrentes de BMW, Honda, Volkswagen e Toyota nos próximos meses. Todas elas já revelaram estar desenvolvendo carros movidos à luz solar."






Veja mais

Share |  

Comentários